Na Cápsula Verde de hoje, você vai conhecer o Recife do ponto de vista privilegiado de Carbonel, morador do Totó que sai de casa todos os dias às 4h da manhã para remar no Capibaribe.
A partir dessa relação com o Rio, Carbonel ficou mais sensível a questão da preservação do meio em que vive, e desde então não joga mais lixo no rio ou na rua.
Segundo a EMLURB – Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife, a limpeza do Rio Capibaribe é realizada de segunda a sábado por dois barcos, e em média são retiradas cinco toneladas de lixo por dia. Ainda bem que entre essas toneladas não está mais o lixo produzido por Carbonel, mas será que está o seu?
Parabéns pela iniciativa!
Eu também acredito que um dia poderemos nadar em qualquer um dos nossos rios. Acredito a ponto de me emocionar com projetos como esse. A idéia é aplicar técnicas simples de recuperação de matas ciliares e implantação de swales (valas de infiltração em curva de nível), na zona rural, e elaborar projetos de drenagem sustentável para as áreas urbanas, porque percebemos que o acúmulo de sedimentos e lixo nos nossos rios urbanos vem principalmente da drenagem de ruas e estradas. O desenho atual é pra jogar tudo isso no rio!
Sabemos como fazer na teoria, mas não conheço nenhum exemplo de projeto assim que já tenha sido executado. A administração pública está viciada na forma antiga de drenagem e não é muito fácil o diálogo com os Engenheiros responsáveis pelas obras.
Se alguém tiver notícia de projetos reais executados nesse sentido, por favor nos envie.
Sou adepta do Saneamento Ecológico, que é fazer o tratamento e o reaproveitamento dos nossos resíduos num ciclo fechado, devolvendo-os à terra e nunca lançando esgotos nos rios. Para isso acontecer de forma global precisamos de pesquisadores, ativistas e administradores públicos conscientes. Para descobrir qual é a sua parte nessa missão, dê uma pesquisada na net com as palavras: “EcoSan”, “Permacultura” ou “Permaculture”, “Saneamento Ecológico”, “sanitário compostável”, “círculo de bananeiras” e…Boas descobertas! Um abraço a todos!