Nunca nadei no Capibaribe. Na verdade não me lembro de ter nadado em nenhum rio desde que nasci. Primeiro porque não sei nadar. Segundo porque, depois que eu nasci, a situação do Capibaribe, e de outros rios que passam pelo Recife e Olinda, nunca foi muito apropriada para banho.
Na verdade sempre fui uma menina urbana e minha relação com o mato e com a natureza, por muito tempo se restringiu a algumas idas à praia e de vez em quando um final de semana na casa de campo de uma tia em Aldeia.
Mas aí eu cresci e resolvi estudar comunicação audiovisual. A partir deste momento, comecei a prestar mais atenção no que a mídia falava sobre o desmatamento da Amazônia, o aquecimento global, o aumento do buraco na camada de Ozônio e a extinção das baleias Azuis do Atlântico Norte.
Para mim, que sou moradora de Olinda – Pernambuco – Brasil, tudo isso parecia tão distante, tão fora da minha realidade e por esta razão comecei a me perguntar: o que essas histórias todas tinham a ver comigo?
Foi aí que comecei a entender, que não precisava ir tão longe pra ver como o aquecimento global e o desmatamento da Amazônia se refletiam aqui em Pernambuco. Foi aí que percebi minha escala na dimensão destas questões todas e resolvi junto com essa galera aí do lado,lançar o desafio de nadar no Capibaribe.
Atualmente, sou diretora das “Cápsulas Verdes” , programetes de 3 minutos , que você pode assistir todos os domingos na Tv Universitária – canal 11-Recife, no intervalo do Repórter Eco ( entre 16h30 e 17h). As Cápsulas são reprisadas durante a semana em diversos horários da grade da programação da TVU e também podem ser vistas no nosso site.
Bora nadar no Capibaribe!!!
A Bodega também quer nadar!
Tamos aí engolindo as cápsulas verdes, longa vida.
Eu e mais dois amigos nadamos no rio Capibaribe, tiramos varias fotos, como recordação, caso no futuro não haja.
Quando a maré está alta é maravilhoso, tomar banho, sabiamos do risco, mais prefiro mim arrepender do que faço e não do que deixei de fazer.
aqui faz meu comentário
Emmanuel Lucas
Adorei a iniciativa!
Quero ajudar do jeito que eu puder…
Nunca nadei no rio Capibaribe não, mas seria uma ótima experiência se ele estivesse limpo.
Até uns minutos atrás não sabia da existência desse programa, vou procurar acompanhar tudo isso e se puder fazer a diferença aqui pra quem sabe futuramente recife se tornar uma cidade limpa com cidadãos conscientes. Acho que esse tipo de assunto, de tanta relevÂncia deveria ser mais divulgado e visto por todos, mas sei que é difícil fazer isso acontecer. Só NÃO quero ficar parada em quanto tudo vai apodrecendo.
Massa Marina . Você pode começar a ajudar divulgando este site e perguntando as pessoas o que elas estão fazendo para nadar no Capibaribe. Obrigada pelo comentário e continua passando por aqui que toda semana tem novidades!!!
Oi Emmanuel
então , esse é o nosso sonho mas o que a gente pode fazer para que ele se torne realidade? Obrigada pelo comentário e continua passando por aí
abs
Oi Alice, Parabéns pela iniciativa, que bom saber que tem gente querendo nadar no capibaribe eu também adoraria, mas não sei se estarei viva para realizar este feito, já nadei em alguns rios limpos e é maravilhoso. Gostaria muito de ajudar de alguma forma.Tento fazer a minha parte na preservação do planeta, mas algumas vezes me entristeço e fico desestimulada ao ver tanta falta de cuidado de pessoas que apesar de conhecerem os problemas que podem ocorrer com atitudes de descaso, continuam com a mesma prática e não se sentem responsáveis por nada do que vem ocorrendo no planeta.
Não consegui assistir aos vídeos, mas vou ficar ligada na TVU que já assisto normalmente.
um abraço e mais uma vez parabéns pela iniciativa.
Yara.