Do alto

“Eu Quero Nadar no Capibaribe e em todos os rios do mundo! Para isso, precisamos mudar nosso modo de viver praticando a eco cidadania no dia-a-dia.”

Foi com esse espírito que surgiu o EQNC em 2008, com uma produção audiovisual que trazem histórias e dicas de pessoas e instituições que se empenham para a melhoria da qualidade de vida de todos, através de pequenos vídeos chamados de Cápsulas Verdes. Duas temporadas já foram produzidas com o incentivo do Funcultura, totalizando 36 Cápsulas que podem ser assistidas nosso site. Esses vídeos já foram mostrados também em escolas e em diversos eventos com a temática da água em questão.

Em julho de 2011 surgiu a parceria entre o Museu Murillo La Greca e o EQNC quando fizemos a 1ª edição da Praia do La Greca junto com o lançamento da 2ª temporada das Cápsulas verdes. Então experimentamos fazer em outras margens do Capibaribe… A 2ª edição foi a Praia do Derby no jardim do IAB como encerramento de um workshop de Arquitetura e a 3ª edição a Praia da Aurora no Aurora Eco Fashion – Edição 0. No verão de 2012 tomamos a decisão e assumimos o desafio de tornar as “Praias do Capibaribe” (como decidimos chamar a partir de então) um evento mensal no último domingo do mês que teve mais 4 edições naquele ano nos jardins do La Greca e mais 8 edições em 2013, sendo 1 delas a Praia do Estelita, no Cais e 2 delas Praia da Aurora , mais uma vez no Aurora Eco Fashion – 1ª Edição.

Em 2013, tivemos já um pequeno workshop W-AU Mobiliário de Praia, na 9ª Edição que contou com a participação do coletivo mineiro Piseagrama e de onde surgiu a campanha do crowdfunding para a compra da nossa bolha. Depois dela, conseguimos construir um Pier flutuante e após o tempo necessário para compra e vinda da bolha e chegada do verão, finalmente pudemos lançar o Show de Bolha em pleno aniversário do Rio Capibaribe, no dia 24 de novembro no Aurora Eco Fashion – 1ª Edição. Nesse mesmo dia, tivemos a felicidade de compartilhar o lançamento do livro “Eu Capibaribe” também realizado através de um pre-tail por Gisela Abad e Márcio Erlich (um dos nossos integrantes).

2014 chega então com mais novidades e a 1ª delas sobre a qual gostaria de falar nesse texto é a realização de um sonho antigo: um grande workshop prático de construção de mobiliários para as “Praias do Capibaribe”. Essa iniciativa foi possível graças à parceria o EQNC com o Parque Capibaribe, o IAB e a Fundação Joaquim Nabuco. Para sua realização vieram 3 arquitetos da Suíça (Léopold Banchini, Manon Fantini e Pierre Cauderay) + 2 franceses (Louis Mejean – arquiteto e Jéremy Schuh – multifuncional e cozinheiro), mais alguns arquitetos locais como Juliana Rabello e André Almeida, que junto com uma equipe média de 20 participantes por dia realizou em 2 semanas (20/01 a 01/02) o protótipo de Espaço Público que desejamos desfrutar ao longo das margens do nosso rio. Em paralelo ao Workshop pudemos realizar também na FUNDAJ um Ciclo de Debates com esses facilitadores e realizadores dividido em 3 momentos e 3 datas: no dia 23/01 – Visões, no dia 28/01 – Fabricações e no dia 31/01 – Avaliações. O resultado foi mostrado na 16ª Edição, mais uma Praia do Derby, no último dia 02 de fevereiro, dia de Iemanjá.

DSC_0007DSC_0015DSC_0020DSC_0032DSC_0055DSC_0077
DSC_0009DSC_0016DSC_0022DSC_0044DSC_0063DSC_0080
DSC_0013DSC_0018DSC_0030DSC_0050DSC_0072DSC_0092

Outra novidade é a mudança de calendário, a praia passa a ser no 1º domingo do mês e não mais no último, mas sempre respeitando também o calendário local de festividades e de clima, então por exemplo, a próxima será no dia 09 de março (2º domingo do mês) devido ao carnaval no 1º domingo.

 

Esperamos você!

Mais novidades a caminho… Aguardem!
Enquanto isso, curtam nosso Fanpage nova: www.facebook.com/PraiasDoCapibaribe

 

Um forte abraço de toda equipe!