Veja o perfil dos facilitadores do Workshop / Intervenções / Praias do Capibaribe:

 

Manon Fantini Mestrado Arq. Urb. EPFL – Professora Assistente EPFL (CH)

Manon Fantini foi formada pela École Polytechinique Federale de Lausanne (Suíça) em 2009. Com um notável interesse pelos estudos urbanos, ela teve a oportunidade de participar de numerosos projetos de pesquisa, de exposições e de construções em Nova York, São Paulo, Copenhague, Cairo e Genebra. Ela participou de vários projetos de desenvolvimento urbanos duráveis, notavelmente com MMBB Arquitetor (BR), para o projeto de otimização das infraestruturas de recolha de água pluvial em São Paulo, e com COBE Architectes (DK) propondo um novo masterplan para a cidade de Chongqing na China, no âmbito da Bienal de Arquitetura de Veneza. Ela participou ainda da organização de acontecimentos culturais e workshops em Genebra e Alexandria. Desde 2013, ela ensina o projeto de primeiro ano no laboratório ALICE do Professor Dieter Dietz na École Polytechinique Federale de Lausanne (http://alice.epfl.ch).

 

 

Léopold Banchini, Mestrado Arq. Urb. EPFL, Professor HEAD Geneva University of Art and Design – BUREAU A – www.a-bureau.com  (CH)

Leopold Banchini nasceu na Suíça em 1981.
Depois do curso de arquitetura na Escola de Arte de Glasgow, Leopold Banchini recebeu seu diploma no Instituto Federal Suíço de Tecnologia (EPFL).
Seguindo o tema de sua dissertação de mostrado sobre a prisão de Rikers Island, ele publicou uma série de artigos críticos e livros sobre o sistema penal e seu crescente ambiente construído.
Tendo trabalhado para Lot-ek architects em Nova York e Atelier van Lieshout em Rotterdam, com quem ele conduziu o projeto Arsch Bar no Art Basel, Leopold Banchini se mudou para Barcelona para trabalhar com B720 Arquitectos. Lá ele começou sua própria prática com com um primeiro projeto habitacional, o Studio 415. De volta a Genebra, ele trabalhou em inúmeras competições com Grupo8 Architectes e se juntou à equipe de ensino LAPA EPFL em 2009.
Sua primeira prática, 1to100, foi igualmente interessada em arte, aquitetura e questões sociais. Ultimamente, tem produzido trabalho para a galeria Archizoom e Mackintosh em Lausanne, a Feira de Design de Milão, o Musée du quaiBranly em Paris e a Architectural Biennale de Veneza. Sua última exibição, RECLAIM foi premiado com o Golden Lion de Veneza. Além da prática, Leopold Banchini atualmente é professor na Universidade de Genebra de Arte e Design (HEAD).
Em 2012, ele foi um dos sócios fundadores do BUREAU A com Daniel Zamarbide.

leo
Pierre Cauderay,  Mestrado Arq. Urb. EPFL –  Professor Assistente EPFLATELIER FORMI – (CH)

Formado em Arquitetura pela École Polytechinique Federale de Lausanne (Suíça) em 2007, Pierre Cauderay desenvolve em paralelo projetos de instalação efêmera desde o início dos anos 2000. Em 2002, ele faz uma tenda maciça de expedições com alfaiates nepaleses que servirão como abrigos para ao topo de Cho Oyu (8207m). Isso aconteceu um pouco antes dele ter lançado a exploração de um conceito de banho térmico efêmero desenvolvido no âmbito da associação jaccuzzi.ch. Esta última permitiu o desenvolvimento de numerosos projetos tanto técnicos quanto conceituais. Em 2006, ele realiza o primeiro jaccuzzi sobre lago congelado, em 2007, ele instalou uma estrutura similar no topo do Mont-Blanc para se banhar com mais 23 pessoas. Em 2008, ele faz flutuar um jaccuzzi para 80 banhistas nas águas frias do lago Léman. Em 2009, ele instala um banho quente ao fundo de uma caverna. Em 2011, ele suspende uma piscina em um vácuo sob uma ponte, para banhar-se com 25 pessoas. Paralelamente a essas experiências molhadas, Pierre desenvolve uma atividade de arquiteto com a elevação de uma casa individual em madeira, projetos de transformações de casas históricas, o desenvolvimento de um conceito de móveis de escritório de madeira. Ele inicia também colaborações no estrangeiro com um projeto colaborativo e um workshop no Vietnã, assim como um projeto de instalação urbana em Recife.

pierre

Louis Mejean  Mestrado Arq. ENSA-M (FR)

Louis Mejean é graduado na École National Supérieure d’Architecture de Marseille em 2011.
Estudante, ele participou de múltiplos workshops em vários países, Azerbaijão, Espanha, Rússia, Itália, França.

Em 2011, no seu último ano de estudos no ateliê de Jean Marc Huygen “H21, relação e sobriedade”, ele experimentou o tema “Arquitetura e Reuso” durante a oficina no Village de Ville 1. Ele desenvolveu em seu ateliê, o conceito de microprojeto em Barjols, abordagem que requer poucos recursos, mas que gera um impacto importante sobre o ambiente urbano. Ele trabalhou por dois anos na agência BauA em Marselha. Hoje independente, ele dirige seu trabalho de arquitetura no meio da montanha, especialmente em um refúgio de alta montanha nos Alpes.

Desde 2012, Louis é membro da associação L-AST – www.lateliersanstabou.fr -, um laboratório formado de jovens arquitetos, paisagistas e urbanistas com sede em Marselha, movidos por um desejo comum de difundir a cultura arquitetônica e paisagística, de promover reflexões sobre arquitetura, cidade e território.

Alexandre Campello, Mestrado Arq. Paisagem (ES)

Alexandre Campello, arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal de Pernambuco em 1993, Master en Arquitectura del Paisaje pela Universitat Politecnica de Catalunya, España, em 1998. Experiência como professor das disciplinas de Iniciação ao paisagismo I, II, III do curso de Arquitetura da UFPE entre os anos 1999 e 2000, onde ministrou atelier sobre jadins efemeros. Professor da disciplina de projeto X sobre sistemas da vegetação do curso de Graduado Superior en Paisajísmo da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona, ETSAB-UPC, em 2005, e professor convidado para o Atelier de Jardins Efímeros do Master en Arquitectura del Paisaje da Universidad Politécnica de Catalunya, UPC, em 2002. Membro da equipe cordenada por Maria Goula e Anna Zahonero para o projeto de jardim efêmero do Festival de Metis, Canadá, 2003. Membro da equipe autora dos projetos para jardins efêmeros do Festival Temps de Flors de Girona, e do Museu Comarcal de Olot em Catalunya em 2009.

 

Lula Marcondes, Bruno Lima, Chico Rocha – O NORTE OFICINA DE CRIAÇÃO – www.onorte.arq.br – (PE)

Atua no campo da arquitetura, do urbanismo e das intervenções urbanas.
– Projeto Sol Design Lab, Roskilde Festival, Dinamarca http://tinyurl.com/kloa66t
– Projeto CMPBS (Center For Maximum Potential Building Systems), Austin, Texas, EUA http://tinyurl.com/m9zl4hp
– Projeto Earthship, Construção sustentável sob a supervisão do arquiteto Michael Reynolds, Texas EUA

Adryana Rozendo, Amanda Macedo, Andre Moraes, Savio Machado, Vitor Maciel – VAASTU Arquitetura Urbanismo Arte e Design – www.vaastu.com.br (PE)

Atuam no campo da arquitetura, do urbanismo, do design e das artes integradas. Com interesse na pesquisa / vivência sobre o processo criativo colaborativo, envolvendo: a pesquisa, o laboratório de experimentação e a concretização do produto/projeto.
– Projeto INCLUSIVE EDGE http://tinyurl.com/n2bcza8
– Projeto DISTRITO DA LUZ VERMELHA http://tinyurl.com/mld5adw
– Projeto OUVIDO DE CHARLOTTE http://tinyurl.com/l22bbbq
– Projeto ESPAÇO NISE DA SILVEIRA http://tinyurl.com/kusa2h9
– Projeto SLOW IS MORE http://tinyurl.com/n5x5s8f

Juliana Rabello de Andrade Lira, Arquiteta e Urbanista (PE)

Atua no campo da arquitetura, do urbanismo e das intervenções urbanas.
– Projeto de Intervenção urbana, conjunto de mirantes para o rio Capibaribe no bairro do Poço da Panela .
– Projeto e execução de mobiliário urbano com material reciclado, Bantubo, banco feito de tubos de papelão e braçadeiras de nylon. http://tinyurl.com/mk74rbp
– Participação no projeto praia do La Greca, Intervenção Guarda Corpo vá ver o rio. http://instagram.com/p/e24hgtuq-p/
http://instagram.com/p/e21duAuq4j/
– Projeto de intervenção urbana, Estar no Capibaribe, projeto inscrito no SPA das artes, cadeiras de balanço fixadas nas pontes da cidade. http://tinyurl.com/m93spef

 

Ana Luísa Rolim / Erika Costa –  Coletivo R-T  (PE)