Graças à luta dos moradores, à adesão de pesquisadores e à injeção de investimentos privados já é possível nadar, pescar e praticar esportes náuticos na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ) e no imenso Rio das Velhas (MG)!

Veja mais na reportagem exibida no Cidades e Soluçõesdomingo, 20/09/2009.


A população do Rio de Janeiro vem se manifestando pela limpeza das águas desde 1986, com o “Abraço a Lagoa”. Joatan Berbel ainda morava em outro bairro quando participou do movimento que mostrou a Lagoa como lugar de todos os cariocas, consciência fundamental para a mudança de atitude. Hoje, mora na Lagoa, onde cuida das árvores, mantém uma horta e usufrui daquela beleza todos os dias.

“Um dado lugar de uma cidade não é só dos que ali moram. É da cidade e do cidadão. As cidades hoje são os núcleos de vida e de inteligência do planeta, são redes de comunicação. Como nosso corpo, têm veias, neurônios, sangue, coração e mente. Mais que território, a cidade é o lugar da vida humana e não pode ser o lugar da negação da vida, por isso temos que trabalhar para superar as desigualdades porque ela é que nega a vida”, explica Joatan.

Foto da Legenda: Joatan Berbel.