Sou Julien Ineichen, nome gringo certo! Mas há 3 anos, moro não muitolonge do Capibaribe. Fiz meu mestrado de Arquitetura em Recife. Foi um projeto de saneamento sustentável com a comunidade de Chico Mendes, localizada na beira do rio Tejipió,que fica antes do Aeroporto de Recife.


Minha sensibilidade com esta questão aquática vem de lá ou talvez, mais precisamente, do meu sentimento de culpa como arquiteto, pois cada vez que eu desenhava um banheiro, sabiaque os dejetos mandados embora pela descarga iam diretamente para o Rio…

Problema bem complexo certamente, tanto do ponto de vista financeiro, social quanto cultural. Mas conhecendo o prazer e a felicidade de poder aproveitar das águas doces dos rios e lagos do meu país de origem,a Suíça, fiquei convencido que tinha algo para se fazer aqui neste sentido.

Escutando as histórias dos avós de meus amigos pernambucanos sobre o Capibaribe há 30, 40 anos atrás, eu lembrei dos meus próprios pais, que me contaram que nos anos 70, quando ainda tinha Capivara no Rio Capibaribe, meu lago preferido , o lago Leman lá na Suíça, estava sufocado de dejetos humanos.

Estranha essa história, não é? Mas de natureza positiva e instigadora, eu acho que seria possível, repeti-la para um dia Recife voltar a nadar no Capibaribe.

Com este projeto de Cápsulas Verdes, meu desejo é participar nesta longa, dura mas valorosa aventura!


Aproveite e Participe!