Nesta Cápsula Verde, você vai conhecer Kátia Fugita, uma paulistana, que hoje mora em Olinda. Desde os anos 80, Kátia faz a triagem de lixo e quando se mudou pra Olinda, felizmente trouxe esse hábito na bagagem.

Olinda ainda não oferece um sistema de coleta seletiva eficiente, mas  Kátia “criou uma rede social de coleta seletiva”,  que lhe ajuda a escoar e reaproveitar o lixo que ela e sua família produzem, com muita eficiência.

“É difícil encontrar alguém que more no meio urbano e passe um dia sem abrir uma embalagem”,  mas através de “sua rede”, Kátia consegue dar um destino a praticamente todas elas:

1.As latinhas de alumínio são coletadas pela moça que trabalha na casa dela;

2.O  papelão é levado pelos diversos catadores que passam pela sua rua;

3.O vidro, ela deposita no “papa vidro” do supermercado mais próximo;

4.O plástico ela  entrega para  Sr. Antônio do milho, que por sua vez, leva pra sua comadre, que vende plástico.

5.E as embalagens de salgadinhos, biscoitos e etc, que geralmente não são aproveitadas pela indústria da reciclagem do plástico, Kátia leva para Eliane e D. Maria, artesãs do Alto da Sé, que transformam essa ” matéria-prima”  em bolsas muito legais,  e que são uma ótima dica de presentes de natal.

Se você quiser entrar em contato com elas , basta passar no Alto da Sé ( quase em frente a Academia Santa Gertrudes) ou entrar em contato pelo telefone  81. 8741.3600